sábado, 31 de janeiro de 2009


Lombo porco com arroz de laranja TC Janeiro


Quando comprei a revista e vi este lombo delicioso e como tinha um no congelador a pedir para ser feito decidi faze-lo. O tempero é delicioso, não o acompanhei com o arroz de laranja pois cá em casa eles não são apreciadores de arroz e se faço estas misturas muito menos. Espero que gostem tanto como eu gostei.

Ingredientes

1 Lombo de porco com cerca de 1.200 kg 500 Gr de arroz
1 Cebola
4 Dentes alho
1,5 Dl azeite 2 Dl vinho branco
2 Laranjas
1 Cubo de caldo de carne

1 Folha louro
1 Colher de chá de pimentão-doce
Sal e pimenta q.b.


Preparação

Descasque e lave a cebola e os dentes de alho, deite 2 dentes alho para o copo, junte o pimentão-doce e o vinho branco, tempere com sal e pimenta e programe 10 segundos na velocidade 5. Arranje o lombo, regue-o com a mistura, barre bem, junte a folha de louro e deixe repousar um pouco. Deite 400 gr de água para o copo, junte o caldo de carne, programe temperatura 100oC, 5 minutos na velocidade 3 e retire do copo. Coloque o lombo num tabuleiro, regando com a marinada e 1 dl de azeite e leve ao forno pré-aquecido a 180o C durante aproximadamente 45 minutos, virando de vez em quando e regando com o caldo de carne que preparou. Lave muito bem as laranjas, retire-lhes a casca fina, deite para o copo lavado e pica-se progressivamente na velocidade 5-7-9 ate picar picado. Adicione a cebola e os restantes dentes de alho passe a espátula e programe 5 segundos na velocidade 5. Junte o restante azeite e programe a 100oC, durante 3 minutos, na velocidade colher. Coloque o cesto, adicione o arroz e 8 dl agua bem quente e o sumo das laranjas e mantenha a temperatura e a velocidade por mais 14 minutos. Verifique se o lombo está bem assado, retire-o do forno e sirva-o cortados em fatias regado com o molho do tabuleiro. Acompanhe com o arroz de laranja.

4 comentários:

  1. Vim parar aqui por casualidade.
    Que bom aspecto este prato.
    Felicidades com o teu blog

    Maria Joäo

    ResponderExcluir
  2. Esse molho pra carne deve ser mesmo delicioso!! Que delícia de aspecto!! :P

    ResponderExcluir
  3. Porco e laranja ou porco e ananás sabores bem clássicos, e este esta super delicioso e bem apresentado... já me esta a dar fome. :D

    ResponderExcluir
  4. Que super delicia, adoro essa receita mesmo. chuack xxx

    ResponderExcluir